Veja as orientações da Casa na página de Atividades.
Nossa História
por Ângelo Varrichio Filho
Fundador e Presidente de Honra (in memoriam) - Presidente: 1978-2017
Pelos meados dos anos de 1968 e 1970, juntamente com alguns amigos simpatizantes da doutrina espírita de Kardec, reuníamos na residência de nossa querida e amada irmã já desencarnada Izabel Leme da Silva, atualmente presidente de honra da nossa casa.
Com o passar do tempo, a frequência naquela residência foi crescendo e não havia mais lugares para os frequentadores.
Então, resolvemos pedir ao Prefeito Municipal daquela época, Sr. Hélio de Almeida Bastos a doação de um terreno, onde ele pediu que também conversássemos com os vereadores.
Conseguimos a doação do terreno para que pudéssemos fundar nosso centro.
E assim, com a ajuda de “muitos irmãos” e algumas doações na época feita pelo prefeito Edne José Piffer, conseguimos levantar nosso centro, que aconteceu no ano de 1981.
Na reunião que fazíamos na residência de Dona Izabel, um dos frequentadores o Sr. José Ribeiro de Souza, pai de nosso irmão Rui Ribeiro de Souza, que foi um grande colaborador para o Centro disse: Ângelo, você vai ser o presidente do Centro! Eu fiquei sem saber o que dizer, mas eu disse: Sr. Juca (era o apelido dele) eu não tenho condições para assumir esse cargo.
Você nada sabe, disse ele, mas, estude porque assim será.
E aqui estou, fiquei como presidente do Centro de 15 de agosto de 1978, até dezembro de 2017. Entreguei o cargo para nosso irmão Thiago Zancheta de Almeida para a presidência do biênio 2018/2019, ficando eu responsável pelos trabalhos espirituais da casa.
Colocamos o nome do Centro como Raphael Latorre que foi uma pessoa que levava aos lares onde haviam conflitos e mal-estar a palavra de Cristo as famílias. Foi e continua sendo uma alma boníssima e iluminada. Depois disso, voltamos ao prefeito para pedir o terreno ao lado, para construirmos a Casa da Sopa e conseguimos. atualidade ali entregamos com a ajuda de muitos irmãos, aproximadamente 40 marmitas aos moradores de rua nas segundas e quartas-feiras e distribuímos cerca de 40 cestas básicas mensais com a ajuda de muitos irmãos. No salão superior estudamos a doutrina as quintas-feiras e vamos reiniciar a Evangelização Infantil. Na parte inferior, localiza-se atualmente nosso brechó.
A nossa casa vem crescendo dia após dia porque o número de irmãos necessitados são muitos.
A frequência nas terças e quintas-feiras aproxima-se de 200 pessoas por dia de trabalho.
Temos uma equipe de médiuns que acreditamos satisfazerem aqueles que nos procuram, porque nossa casa foi destinada a ser socorrista.
Texto escrito por Ângelo Varrichio Filho em 2017.
Este texto reflete a trajetória e os desafios enfrentados pelo Centro ao longo dos anos, bem como o compromisso contínuo com a caridade e o auxílio aos necessitados.